terça-feira, 22 de julho de 2008

Concelhos, Freguesias, Portal do cidadão...

Dúvidas sobre o post anterior...

O que danado é Concelho, freguesia e distrito.. ??
Deixa eu ver se consigo explicar...
Minha gente,
O Brasil é formado por regiões, que são divididas em estados, que por sua vez são divididos em cidades e assim por diante... Certo?
Já portugal é dividido por Distritos, que são dividos em Concelhos, que por sua vez são dividos em freguesias. Ex.: Porto, Braga, Viseu são distritos... Barcelos, Esposende, Guimarães são concelhos.

Mas onde eu posso encontrar a lista de concelhos, freguesias, distritos?

No site da anafre (associação nacional de freguesias) http://www.anafre.pt/ !!!
Chega lá no site... Lá em cima do Lado direito tem escrito: Distritos. Clica lá, depois clica no concelho que vc quiser para ver as freguesias que o formam e... PRONTO!

Ah, se eu não me engano, cada concelho têm sua conservatória.. que é onde as pessoas são registradas quando nascem.. segundo meu pai! Não tenho certeza dessa informação..

______________________________________________

E o Portal do Cidadão? O que é?

Quando vc vai no consulado e diz que nao tem a certidão do seu avô, eles indicam esse site (portal do cidadão), O Portal do Cidadão é um site que diz pretender facilitar o relacionamento entre os Cidadãos e o Estado português, sendo um canal de acesso privilegiado aos serviços prestados pela Administração Pública.

Nele, você pode se cadastrar e buscar a certidão do seu avô pagando uma "taxinha" de mais ou menos 9 euros, por cada certidão/documento solicitado...

E como é que eu faço isso?
Vc entra no site, lá em cima do lado direito tem: novo registo, vc clica lá e se cadastra no site, pois só pode buscar certidão quem tem o cadastro.. Eles vão mandar um e-mail pra confirmar o cadastro... Depois de cadastrar-se, vc volta para a pagina inicial, coloca o seu login e senha (ou utilizador e palavra-chave) como tem lá em cima do lado direito...

Depois vc clica em CERTIDÕES ONLINE, depois é só clicar em Certidão de Registo Civil. Aí vc preenche lá com os seus dados e o do seu avô, paga, conclui o pedido... e pronto!!!!!!!! Depois eles mandam um e-mail mandando vc ligar pra lá, pra falar sobre o pedido, como está o andamento.. e tudo mais..

facinho? Qualquer dúvida.. Por favor PERGUNTEM! Se não souberem como preencher, que tipo de certidão solicitar... estamos aqui pra isso!

Jajá tem maisssss...

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda, no entanto, na hora de preencher o pedido online de certidão, eles pedem a freguesia e o conselho, mas eu moro no Brasil, o que eu coloco?