segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cidadania Portuguesa... Qual o primeiro passo?

Primeiro passo, NÃO É ir no consulado.

Bom.. quando a gente pensa em tirar a cidadania portuguesa... Acha que vai ser tudo muito bom, tudo muito fácil... E não é bem assim, aliás, não é NADA assim.

Tirar a Cidadania portuguesa não é fácil, mas também não é lá um bixo de sete cabeças...
Só é preciso tomar cuidado com "alguns advogados" que fazem você gastar um monteeeee de dinheiro, quando na verdade você pode fazer tudo sozinho... A unica coisa que vc precisa é INFORMAÇÃO e persistência... Eu vou tentar ajudar com a parte de informação por aqui.. Além disso vc deve pesquisar pela internet, sim.

A primeira coisa que eu fiz, pra tentar a minha, foi ir no consulado portugues aqui de recife.
Cheguei lá, esperei uns 40 minutos.. fui atendida e foi mais ou menos assim :
- Gostaria de tirar a cidadania portuguesa, quais são os processos necessários?
- Quem é o Português?
- Meu avô.
- Em que ano ele nasceu?
- 1917
- Certo.
(Aí ele vem com um papel, dizendo os documentos necessários (explico num outro post)
- São esses os documentos necessários.
- Mas eu não tenho a certidão do meu avô
- Ele (sem falar nada) escreveu no papel o nome do site (digo depois tb) e pronto.

Saí de lá sem entender Nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
A maioria dos consulados não tem o mínimo interesse que voce tire, pq muitas pessoas querem a cidadania só como documento, não tem o mínimo interesse e vínculo com portugal...

Por tanto, primeiro vc precisa saber onde o seu avô nasceu e precisa dos documentos autenticados e reconhecidos.. e depooooooooooooois você vai lá no consulado com os documentos prontinhosss.. vc vai economizar um bom tempo fazendo isso... no próximo post eu falo sobre isso.

Nenhum comentário: