terça-feira, 22 de julho de 2008

Como começar: O primeiro passo!


No meu caso, fui logo no consulado. O que pra mim, só foi perda de tempo.

Depois eu entrei no portal do cidadão (site, onde vc solicita a busca da certidão) e solicitei a certidão do meu avô, paguei lá uns 9 euros e pronto, só aguardar.

Aguardar???????? Não, eu não esperei e no mesmo dia (sexta-feira passada) pedi para uma grande amiga de Barcelos (Gracinha), ir na conservatória e ver se conseguia a certidão do meu avô. Ainda insatisfeita perguntei à um advogado quanto ele cobrava para a busca da certidão. caso nenhuma das primeiras tentativas funcionassem. Ele disse: 120 reais. Um preço que eu estava disposta a pagar.... Só se as duas primeiras alternativas não dessem certo...

Porémmmm, com muita sorte.. Ontem à noite recebi um e-mail dessa minha amiga, dizendo que tinha conseguido achar na conservatória o registro do meu avô!!! No e-mail ela ainda disse que poderia mandar a certidão completa com o casamento averbado... Dá pra acreditar?????????

Nossa... foi muita alegria aqui em casa, fiquei mega feliz.. E pra completar, hoje de manha a conservatória de Barcelos mandou-me um e-mail pedindo pra eu entrar em contato! Urrul.. tô tão felizzzzzzz!
Agoraaaa, faltam os outros documentos, que eu vou conseguir, com muita fé, o mais rápido possível... E esses agora, são mais fáceis...


Então, depois de ler muitas informações sobre cidadania portuguesa, descobri que o primeiro passo, era:


(* Certidão de nascimento do português da família.)


Eu só conheço QUATRO maneiras de você conseguir a certidão do seu avô:
1ª - Perguntar se alguém da sua família, aqui no Brasil, possui a certidão dele.
2ª - Perguntar aos parentes/amigos de Portugal se eles têm a certidão, e se não tiverem, se eles podem buscar pra você lá na Conservátoria do Concelho onde o seu avô nasceu.
3ª - Ir no portal do cidadão e solicitar a busca da certidão do seu avô no local onde ele nasceu, e para isso vc precisará preencher dados como: Distrito, Concelho e Freguesia onde ele nasceu, Nome completo dele, data de nascimento... Entre outros (depois explico melhor essa parte)... Enfim, você precisa dar o maximo de dados possíveis para que encontrem a certidão.
4ª - Se em nenhuma dessas 3 primeiras alternativas, vc conseguir.. Aí, vc precisará contratar um profissional especializado no assunto para realizar a busca...

.O primeiro passo: Conseguir a certidão do português: FEITO!

Próximo post: Distrito, Freguesia... Como solicitar a certidão pelo Portal do cidadão...

Nenhum comentário: