terça-feira, 21 de julho de 2009

Averbação de Casamento


Depois de conseguir localizar a certidão de casamento do português é necessário averbá-la.

Como assim?

No meu caso, meu pai é brasileiro e o meu avô português. No entanto, o meu avô se casou aqui no brasil. E para que a certidão de casamento dele seja aceita lá em portugal é preciso averbá-la na conservatória onde está regitrado o nascimento do meu avô.

Para isso, é preciso enviar para a conservátoria (no meu caso é a de barcelos, onde meu avô nasceu.) os seguintes documentos:

1. Certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge brasileiro.
2. Certidão de nascimento do cônjuge português.
3. Certidão de casamento de inteiro teor.

Depois de juntar esses documentos é necessário legalizá-los no itamaraty e carimbar todos no consulado, depois você preenche uma procuração (jajá dou o modelo) e envia pra Portugal junto com 100 euros e aguarda o contato da conservatória.

Estou aguardando a certidão de vovó para enviar tudo pra portugal.
Em outro post explico como legalizar documentos no itamaraty e carimbo do consulado.

Um comentário:

Excavanha! disse...

vou dar entrada na averbação do meu casamento, vc sabe quanto é??
obrigado.